segunda-feira, 11 de julho de 2011

Patisson: uma aboborinha excepcional!

Temos muita Patisson, uma aboborinha branca com forma de flor, cultivada pelo Fernando em Alpiarça, e que vendemos com um preço muito acessível. É um legume de muito fácil digestão sendo de excelência para crianças, jovens e adultos hiperactivos, com comportamentos do espectro do autismo, epilepsia, perturbações do foro neurológico ou com dificuldade em dormir à noite. Como é desconhecida por muitos aqui vão algumas dicas culinárias que nos foram enviadas pela Isabel Jorge Santos: depois de removidas as pevides e retirada a casca é óptima para:
- cortar em tiras, temperar a gosto e cozinhar tipo batata frita
- colocar em guizados ou estufados, tanto de carne como de vegetais
- cortar em fatias com 0,5cm de espessura, temperar com um pouco de sal, passá-la por ovo e pão ralado e levá-la a fritar em azeite. Servir com molho de tomate, polvilhado com queijo e ervas aromáticas. Fica delicioso. Esta mesma receita, pode ser feita com beringela.
- como acompanhamento de peixe cozido, depois de cozida em água e sal com outros legumes.
- fica fantástica usada em puré, para o efeito coze-se durante 12m, 50% de patisson com 50% de cenoura, temperada com um pouco de sal. Escorre-se bem a água e adiciona-se um generoso fio de azeite e passa-se com a varinha mágica. Resulta num delicioso puré para acompanhar peixe ou carne, muito apreciado por pequeninos e grandes.

- é óptima para colocar em sopas.

Sem comentários: